O que realmente significa acreditar na Bíblia? Parte 2


 

Acreditar na Bíblia significa aceitar a sua autoridade em cada área de nossa vida. 1 Tessalonicenses 2:13-16

...Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas {segundo ela é na verdade} como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes...” 1Tessalonicenses 2:13

Paulo usa duas palavras no versículo 13 para explicar o que ele quer dizer:

1. “a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes,”. Essa é a aceitação do ouvido. É como assinar um recibo dos correios para que você possa aceitar um pacote. Paulo quer dizer que os tessalonicenses ouviram atentamente a mensagem que ele pregava porque sabiam que veio de Deus.

2. “a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes,”. Esta palavra significa algo como receber um visitante em sua casa. Esta é a aceitação do coração. Uma coisa é ouvir um sermão, e outra bem diferente é receber a mensagem de Deus no seu coração e deixá-la transformar, e moldar sua vida.

Isso explica porque algumas pessoas cristã, frequentam à igreja por anos mas nunca mudam seu comportamento e atitudes. Infelizmente muitos de nós temos algum conhecido na igreja, que ao final da vida era tão rabugento, mal-humorado, avarento ou mesquinho como era no início. Eles receberam a palavra semana após semana, mas nunca a aceitaram (no coração) como mensagem divina de Deus para eles, por isso eles nunca mudaram no seu interior (coração).
O foco aqui é crucial. Você ouve a mensagem de um homem, mas reconhece que ela veio de Deus. Então você não respondeu como se fosse a opinião do homem, mas como palavra de Deus. É por isso que o debate sobre a natureza da Bíblia é tão importante, pois se é apenas a palavra do homem, então é mutável, instável e não confiável. Mas se a Bíblia é a palavra de Deus, então é total confiável e completamente perfeita. Se Deus fala através da Bíblia, então o que ele diz tem autoridade final sobre a minha vida.

Podemos resumir este ponto com duas frases simples: Se a Bíblia vem do homem, temos o direito de sentar-se em julgamento sobre ela. Se a Bíblia vem de Deus, devemos nos curvar em submissão a ela.

E isso nos leva a uma pergunta crucial: Até que ponto você acredita na Bíblia; Ela vem do homem ou de Deus? Ela esta em que nível para você, como um jornal diário, uma revista, um bom livro de auto ajuda ou para você ela fala com autoridade divina? Se você respondeu que é a palavra de Deus, então você também deve dizer que não é simplesmente uma mensagem entre muitas.

Se a Bíblia é a palavra de Deus, é absolutamente exclusiva em suas reivindicações. Não necessita de nossa aprovação. Deus nunca nos pediu para corrigir o Novo Testamento. Ele nunca nos pediu para revermos as profecias de Isaías e fazer algumas mudanças. E ele não vai poupar aqueles que acrescentar ou tirar alguma coisa da Bíblia.

Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso. Provérbios 30:5-6

Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa. Apocalipse 22:18-19

Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. 1Coríntios 4:6

A Palavra Poderosa de Deus

Isto nós já sabemos. Mas vamos refletir sobre a última frase do versículo 13, "a qual também opera em vós que credes." Aqui Paulo une o poder da palavra de Deus para a resposta de um coração crente Observe as palavras:. "opera em vós que credes."

Há poder na Palavra de Deus, quando sua autoridade divina é aceita em um coração crente. A palavra é operadora dentro de nós que acreditamos. Ela é como a terra que tem uma rica colheita. Ele é como uma mina de ouro que oferece grandes riquezas. Ela é como um investimento que paga uma divida enorme.

É uma boa notícia. Quando ouvimos a mensagem de fora (ouvidos) e acolhemos interiormente (coração), quando deixamos que a palavra de Deus opere e governe sobre todas as áreas de nossa vida, produziremos uma colheita maravilhosa.

É neste ponto que pessoas comuns, missionários e ministérios evangelísticos, tiveram mudanças e um impacto poderoso com a leitura da Palavra de Vida.

Sempre que estudar a Bíblia, sozinho ou em grupo faça a si mesmo duas Perguntas;

1. O que este texto esta dizendo?
2. E como isso se aplica à minha vida?

 
Isso não é nada novo, mesmo porque o coração da Reforma repousa no fato de que a Palavra de Deus não está presa ao púlpito, com verdades que só o clero pode entender. Lutero e Calvino (e nos também) acreditava que a mensagem central da Bíblia é suficientemente clara para qualquer crente ler e entender.

Se vamos acreditar na Bíblia, então devemos aceitar a sua autoridade em todas as áreas da vida.Todo cristão precisa pensar sobre isso, porque vivemos em dias de anarquia espiritual onde a sociedade rejeitou a palavra do Senhor. Estamos dispostos a ser homens e mulheres, "sob a autoridade de Deus" e fazermos o que nos é dito na Bíblia, mesmo quando isto não é popular? Deus nos ajude a responder sim e mostrar ao mundo pela forma como vivemos, que nós realmente acreditamos no que a Bíblia diz. amém

 
 


 

Tem algo a dizer sobre este artigo? Deixe seu comentário via Facebook abaixo!
Postagem Anterior Próxima Postagem