O Cristão e o Cuidado do Corpo

O cuidado com o corpo é assunto muito discutido hoje em dia. Mas qual deve ser a atitude do cristão em relação a isto; Seria o cuidado com o corpo mera vaidade?

Introdução: Mantendo um corpo saudável

N
o mundo contemporâneo, a busca por uma vida saudável tornou-se uma prioridade para muitos. Mas, o que a Bíblia diz sobre cuidar do nosso corpo? Como as escrituras abordam a importância de zelar pela saúde física e mental? Este artigo mergulhará nas palavras do apóstolo Paulo, especificamente em 1º Coríntios 6:19, para entendermos o que a Bíblia nos ensina sobre a mordomia do corpo e por que é vital cuidar dessa dádiva divina.

Paulo, em sua epístola aos coríntios, destaca a conexão profunda entre a espiritualidade e o corpo físico. O versículo 19 do capítulo 6 é claro: "Ou vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus?" Este trecho ressalta a natureza sagrada do corpo como morada do Espírito Santo.

Cuidar da Saúde do corpo é um dever do Cristão?

Pessoa cuidado do corpo ao por do sol

As Escrituras Sagradas nos revela que o Senhor Deus modelou o homem como se modela a argila do solo, e insuflou em suas narinas o espírito de vida e o homem se tornou um ser vivente. “…E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou se alma vivente…” (Gênesis 2:7). Portanto, o homem em sua totalidade é querido por Deus.

O corpo do homem também participa da dignidade da “imagem de Deus”: E o ser humano inteiro está destinada a tornar-se, parte do Corpo de Cristo, e Templo do Espírito Santo. E é exatamente neste pensamento que não se pode desprezar a vida no corpo; ao contrário, devemos estimar e honrar o corpo, (honrar não cultuar), porque ele foi criado por Deus e é destinado à ressurreição no último dia.

É saudável cuidar do corpo

Desta forma, é aconselhável a nós, evitar todo tipo de vícios e hábitos que possam fazer mal à saúde e venha de qualquer forma prejudicar o corpo. Sabemos que Todas as formas de vícios acabam cedo ou tarde lesando a saúde; o vício do cigarro, das bebidas alcoólicas, e outros tipos de drogas, de modo especial, fazem muito mal à saúde do corpo, como também a saúde do espírito.

Portanto é preciso cultivar a virtude da temperança pois ela nos ajuda a evitar toda espécie de excesso, o abuso dos alimentos, do álcool, do fumo e mesmo de medicamentos quando usados de maneira errada.

A Importância do Cuidado Físico e Mental

Ciclistas exercitando

À luz desse ensinamento, surge a questão crucial: por que é importante cuidar do nosso corpo? A resposta está na compreensão de que somos mordomos do corpo, uma responsabilidade dada por Deus. A saúde física e mental afeta diretamente nossa capacidade de servir a Deus e aos outros de maneira plena. Neste ponto, é vital acrescentar como hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e exercícios físicos, que podem também serem formas de honrar essa mordomia.

Portanto é claro e racional que acompanhado da saúde física é preciso cuidar da saúde mental. Se a pessoa não tem uma vida equilibrada, ela pode buscar nos vícios uma forma de compensar as frustrações e carências afetivas, etc. Neste caso podemos e devemos buscar ajuda profissional e espiritual para tratar dos males de nosso espírito. Hoje a depressão é causa de muito sofrimento, e mesmo de morte. É preciso tratar dela com profissionais especializados como psicólogos, psiquiatras e ajuda espiritual.

Também as condições de trabalho inadequadas podem fazer mal à saúde. Felizmente os governos estão hoje mais alertas a isto, mas assim mesmo ainda há casos de desrespeito neste campo.

A saúde e Cuidados do corpo no trabalho

Versículo sobre o corpo

Em relação ao trabalho é preciso lembrar também que não podemos ser escravos dele. Muitos se matam de trabalhar, sem o necessário repouso e férias. Isto prejudica a saúde física e mental, sem falar no mal que pode fazer para a família. Quantos pais e mães abandonam seus filhos para se dedicar exageradamente ao trabalho. O dinheiro ganho deste jeito pode depois ter que ser usado com médicos e psicólogos para compensar os males produzidos pela ausência dos pais junto aos filhos.

Cuidar do corpo e da saúde é algo importante e necessário, mas cair no erro do culto exagerado ao corpo, como se ele fosse mais importante do que o espírito, é um erro que colocará o homem a margem de Cristo.

1 Coríntios 6:20 e a Mordomia do Corpo

O versículo 20 complementa o raciocínio de Paulo, declarando: "Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês". Aqui, a ênfase recai sobre a redenção que recebemos por meio do sacrifício de Cristo. Como respondemos a esse sacrifício? Cuidando do corpo que foi resgatado por Cristo. A mordomia do corpo não é apenas um dever, mas também uma maneira de glorificar a Deus.

Conclusão:

Em uma breve conclusão, a mensagem de 1º Coríntios 6:19-20 ressoa fortemente nos corações daqueles que buscam uma vida alinhada com os princípios bíblicos. Cuidar do nosso corpo não é apenas uma questão de bem-estar pessoal, mas uma expressão tangível de nossa gratidão a Deus. Que possamos, como mordomos fiéis, honrar o templo sagrado que nos foi confiado, glorificando a Deus em todos os aspectos de nossas vidas, inclusive no cuidado com o nosso corpo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem