Deletando o Passado



...mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus...” Filipenses 3:13-14

Muitas vezes algumas perguntas e questionamentos universais povoam nossa mente, são indagações que tem perturbado nossa vida. Como, por que vivemos tão ansiosos, muitas vezes tristes e angustiados, sem a tranquilidade da paz e alegria interior?, sem a vida abundante que Deus nos prometeu (segundo nosso entendimento)? Por que nossos lábios quase sempre e de forma automática se queixam mais do que louvam? Por que, em nosso dia a dia, produzimos mais dúvidas do que esperanças?, etc.

Uma provável resposta para estes questionamentos seja pelo fato de estarmos ainda inquietos com os desalentos e decepções do passado, com as frustrações dos passos mal dados, com as derrotas que parecem ainda ferir a nossa alma e pelos pecados que a nos parece imperdoáveis e insistem em nos perseguir.

Quando Paulo escreve sobre a natureza humana, não escolhe nem o otimismo, nem o pessimismo. Sua postura é de realismo: “...Miserável homem que sou! Que me livrará do corpo desta morte?...” (Romanos 7:24).

É fato que sabemos quem nos livrará, mas se continuarmos sofrendo com todos esses traumas do passado já perdoados por Cristo, como encontraremos tempo e oportunidades para buscar os nossos sonhos do futuro? Onde acharemos forças para enfrentar e vencer novos reveses que ainda encontraremos pela frente? Onde iremos adquirir o estímulo para abandonar o pessimismo e nos revestirmos do “... tudo posso naquele que me fortalece...”, Filipenses 4:13 ou “...em Cristo somos mais do que vencedores?...”, Romanos 8:37

É fundamental que compreendamos que o mais importante para nós é a bênção do hoje. Jesus Cristo no diz: “...Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal...” Mateus 6:34. E não a bênção que não experimentamos ontem e nem a que poderemos receber amanhã. Mas sim essa maravilhosa bênção que precisamos abraçar com todas as nossas forças no dia de hoje. Ela nos fará esquecer o insucesso anterior e nos encherá de fôlego espiritual para seguir em frente, sem medo, sem ansiedade, sem insegurança.
Postagem Anterior Próxima Postagem