Bem Vindos - Paz e Graça !

Bíblia - Palavra de Deus

A Deus toda Gloria...

Serie: Os 10 Mandamentos

Deus é Amor...

Estudos Bíblicos + Vídeos

» » » Estudo e Leitura da Bíblia em Vídeos - Livro de Levítico Sacrifícios de sangue e o comportamento homossexual


Rede Missionária Cristã 17:55:00 0

<< Série - Estudos da Bíblia online >>


╚══❘► Pedidos de Oração e Palavras de conforto <Clique Oração>

Os sacrifícios no grande dia da expiação.

Este ritual, sem duvida retratava todas as etapas que deveriam ser cumpridas antes que a humanidade pudesse realmente ser uma com Deus. Em suma, deveria ocorrer o seguinte: O sumo sacerdote deveria ser purificado de seus pecados para mediar entre Deus e o homem (vers 4). Logo Cristo , tendo vivido uma vida sem pecado, é o nosso eterno Sumo Sacerdote. O sumo sacerdote deveria entrar na presença de Deus com o sangue do novilho para assim abrir o caminho entre Deus e o homem (versículos 3, 14-16). Cristo, pelo Seu próprio sacrifício, nós garante esta entrada diante do trono de Deus, tendo Ele mesmo rasgado o véu de separação. ''...E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;...'' (Mateus 27:51). E como os pecados deveriam ser cobertos pela oferta de uma vítima inocente (versículos 9, 15). Então o sangue de Cristo a vitima inocente, não somente cobre os nossos pecados, mas também nos justifica e nos purifica diante de Deus nos concedendo o perdão. Sem entrar em mais detalhes, podemos claramente notar que estes sacrifícios era para ser um estatuto perpetuo, pois enquanto estamos pecando, precisamos continuamente de expiação. Logo a repetição dos sacrifícios, mostrou que neles havia um débil esforço para expiação, algo que só poderia ser feito eficazmente e de uma vez por todas, somente através da oferta do corpo de Cristo. Aqui são tipificados os dois grandes privilégios do evangelho, a remissão dos pecados, e o acesso a Deus, os quais devemos a nosso Senhor Jesus Cristo. Cristo é o Criador e o assunto da expiação, porque ele é o Sacerdote, o Sumo Sacerdote, que faz propiciação pelos pecados do povo. E como Cristo é o cordeiro, então Ele próprio é o sacrifício com o qual é feita a expiação, pois ele é tudo em todos em nossa reconciliação com Deus. Assim, Cristo, é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, (João 1:29). Pela expiação em Cristo, obtemos descanso para as nossas almas, e todas as liberdades da glória dos filhos de Deus.

Obs: ''O primeiro bode era morto e o seu sangue, derramado (Lv 16.15), representava a morte substitutiva de Cristo e o derramamento do Seu sangue por nossos pecados. O sumo sacerdote tinha então de tomar o bode emissário, confessar os pecados de Israel sobre a cabeça daquele bode, e enviá-lo para o deserto. Isso representava o efeito de levar embora, para sempre, os pecados de Israel, e simbolizava a obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados, como Isaías profetizou: “...Mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos...” (Is 53.6). Os vários aspectos da obra de Cristo na redenção são simbolizados pelo que os dois animais desempenhavam no Dia da Expiação, cada um como seu papel'' (Norman Geisler).

A santidade do sangue nos sacrifícios

Há duas áreas da vida que foram cuidadosamente regulamentadas para Israel, seu comportamento em relação ao sangue e seu comportamento em relação ao sexo. No capítulo 17 o mistério do sangue é colocada claramente diante de nós e o capítulo 18 fala sobre o mistério do sexo. Então primeiramente, vamos examinar o comportamento exigido do povo de Israel com relação ao sangue. A primeira exigência foi que todo o sangue deveria ser oferecido ao Senhor; Se alguém matasse um animal doméstico o mesmo tinha que ser levado e oferecido como uma oferta de paz com Deus, e o sangue deveria ser derramado e coletado em uma bacia. Mas o que Deus está tentando transmitir com este tipo de exigência? Qual é a lição que ele tinha para essas pessoas que ainda se aplica a nós? Sem duvida nenhuma qualquer cristão esclarecido sabe que nos hoje não temos que seguir a letra estes regulamentos, mas que temos que observar e obedecer os princípios que estão neles envolvidos.

A razão para isto nos é dada nos versos 5-7 que diz: "...Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao Senhor, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao Senhor. E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do Senhor, à porta da tenda da congregação, e queimará a gordura por cheiro suave ao Senhor. E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações...". Ou seja o objetivo de toda essa exigência é ensinar que toda a vida pertence a Deus e que só ele é capaz de lidar com ela corretamente. Só Deus entende vida. Essa é a base para todo o comportamento adequado. Devemos entender que não somente a nossa vida, mas também todas as outras em nossa volta pertence a Deus, até mesmo a vida animal. Esta é a verdade que Deus procura transmitir. Deus está ensinando ao seu povo que eles não devem tentar aplacar os espíritos, com sacrifícios de tolos como as nações que os cercavam, como se o homem pudesse manipular o mundo espiritual invisível e comandar a vida de acordo com seus próprios desejos.

É impressionante como em nossos dias, está cada vez mais na moda o surgimento de novos cultos e interesse pelo ocultismo, astrologia, sacrifícios a entidades e mesmo o satanismo. Tudo isso é motivado pelo desejo das pessoas em querer manipular e controlar o destino da vida por si mesmo. Mas isso não é o que Deus quer, não podemos lidar com a vida por nós mesmos. Isto é reflexo de uma mentira antiga e generalizada, tanto em culturas primitivas como em nações civilizadas como a nossa, querendo dar a ideia de que o homem é de alguma forma capaz de lidar com a vida por si mesmo. Em nossos dias estamos testemunhando um renascimento desta mentira antiga, que as pessoas mesmo sabendo haver poderes maiores dizem pode controlá-los, pode manipulá-los e fazê-los trabalhar por seus interesses materialistas e mundanos. No entanto Deus é soberano e devemos reconhecer que só ele pode controla a nossa vida. Vivemos em seu universo, e não podemos lidar com a vida por nós mesmos. Portanto, a verdade fundamental é que devemos primeiro reconhecer que a vida pertence a Deus, a nossa própria vida e a vida de todos as outras pessoas, inclusive as dos animais. ''...Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?...'' (Lucas 12:25 NVI).

O segundo requisito a respeito do sangue era que ninguém estava autorizado a comer. (Cp 17 Versos 10-14). Deus está ensinando ao seu povo que o sangue tem algo de misterioso e sagrado, alias o sangue é a própria vida. Só muito recentemente é que a ciência médica moderna entendeu esta grande verdade. Durante séculos as pessoas inclusive a medicina não considerava o sangue tão importante para a vida, mesmo em tempos relativamente recentes na tentativa de curar algumas doenças a sangria era uma prática comum. Mas é o sangue que dá vida e Deus tem procurado ensinar esta verdade, restringindo o seu povo de comê-lo.

Então, o que dizer das palavras de Jesus registradas no capítulo seis do evangelho de João. Onde Jesus está se referindo a si mesmo, como o pão da vida, o alimento enviado por Deus do céu, dizendo aos seus discípulos ''...Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele..." (João 6:53-56). A grande realidade é que "a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo" (Gálatas 3:24). Logo, estes requisitos do Antigo Testamento eram apenas um dispositivo de preparação, ou seja: recursos visuais, projetado por Deus para preparar o povo para a proclamação da verdade dos lábios de Jesus. E se eles tivessem entendido isso, como Deus tinha tão cuidadosamente e pacientemente instruído-os através dos séculos, eles teriam recebido estas palavras de Jesus com alegria. Mas como eles não entenderam este princípio, então podemos imaginar, que diante deste ensinamento em Levítico, como foram ofensivas essas palavras de Jesus para aquele povo que havia sido ensinados que era uma abominação comer sangue. E agora vem Jesus que diz: "A menos que vocês comam da minha carne e bebam do meu sangue, não tereis a vida em vós" Até mesmo alguns de seus discípulos ficaram ofendidos com isso. Como podemos ler: "...Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida..." (João 6:60-63).

Então o que Jesus Cristo queria dizer com isto? Bem, sabemos que o sangue é a vida, e nosso Senhor agora estava ensinando a grande verdade para a qual todas essas restrições apontavam. Se comermos o sangue de um animal, Deus está dizendo, que estaríamos participando da vida de uma criação caída. Devemos nos lembrar que não foi só o homem que caiu no jardim, mas toda a natureza caiu com ele, e logo todo o mundo natural está ligada ao homem. Em sua carta aos Romanos, Paulo argumenta que a natureza está sujeita a ira por causa da queda do homem. (Romanos 8:19-23). E Cristo está pacientemente tentando ensinar-nos que não devemos mais depender da "carne", a velha vida, o velho método de funcionamento, que vivíamos antes de nos tornarmos cristãos, e tão pouco do velho sistema de sacrifícios constantes de animais. Ou seja Deus agora proporcionou uma nova vida, a vida de Cristo, concedida a nós da parte de Deus, o cordeiro de Deus, vindo de Deus. Portanto, aquele que come desta vida, e bebe deste sangue, como disse o próprio Jesus, ''este tem a vida eterna".

Sacrifícios carnais, sexuais e o homossexualismo

Por causa da iniquidade do homem, a lei universal e imparcial de Deus muitas vezes entrou em vigor na historia da humanidade. E não será diferente em nossos dias, afinal Deus é imutável, e logo descerá sobre as nações como prediz a sua palavra. É apenas uma questão de tempo. Quando uma nação desce a perversões, como a homossexualidade, o seu declínio se acelera, seus alicerces se enfraquecem, e torna-se maduro para o desastre. Se a liderança de uma nação participa dessas perversões, a imoralidade se espalha como um câncer entre as pessoas, acelerando o colapso. Os líderes, já pervertido, tomar decisões imorais e imprudentes na direção do país e as condições pioram (Romanos 1:26-32 ; II Timóteo 3:13).

Sabendo da eminente volta de Cristo e da destruição que se aproxima desta terra, nos como cristãos temos a responsabilidade de mesmo "...suspirando e chorando por todas estas abominações..." (Ezequiel 9:4), anunciar o evangelho de Cristo mesmo sob pressão de ONGS, governos ou qualquer força que se oponham a verdade. E ao mesmo tempo cuidando para não cair (1 Coríntios 10:12) preparando-se para o momento em que Cristo irá governar esta terra com justiça e santidade (Apocalipse 5:10; I Pedro 2:9; I Coríntios 6:2-3).

Este é o sacrifício dos cristãos, amar até mesmo os que nos perseguem


sacrifício,homossexualismo,levíticos,sacrifícios de animais,sacrifício de Cristo

Estudo Bíblico
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═

anterior inicio proxima Image Map



«
Next
This is the most recent post.
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

X

★★★ Cadastre-se Abaixo! ★★★