Bem Vindos - Paz e Graça !

Bíblia - Palavra de Deus

A Deus toda Gloria...

Serie: Os 10 Mandamentos

Deus é Amor...

Estudos Bíblicos + Vídeos

» » » "Não furtaras" - Os dez mandamentos


Rede Missionária Cristã 18:04:00 0

<< Série - Os Dez (10) Mandamentos >>

8º Mandamento

"...Não furtarás..." Êxodo 20:15

╚══❘► Pedidos de Oração e Palavras de conforto <Clique Oração>

O oitavo Mandamento - Não furtarás

Infelizmente neste mundo materialista muitas são as vidas prejudicadas e defraudadas por pessoas inescrupulosas através dos furtos e roubos. Somente neste país, milhões de reais são desviados e perdidos para a corrupção politica, o desvio de dinheiro publico prejudica milhões de pessoas com a falta de hospitais, escolas, alimentação, etc; Algumas destas pessoas são tão baixas em seu nível de humanidade e bom senso que roubam alimentos de crianças indefesas, desviando dinheiro de merenda escolar e de creches.

Já o cidadão que não participa diretamente da corrupção politica ou governamental infelizmente também não fica atras, uma pesquisa realizada pela FMI/London House revelou que os supermercados brasileiros perdem, em média, 3,5% de seu faturamento com furtos de mercadorias e ações fraudulentas, o que dá mais de US$ 1 bilhão por ano. O estudo mostrou que 45% dos furtos são realizados pelos funcionários; 35% pelos clientes; 20% por entregadores, reparadores e outras pessoas que entram e saem dos supermercados. Trinta e três por cento dos supermercados possuem circuitos de TV, mas nem sempre é o suficiente. Mesmo em um supermercado com 108 câmeras, são registrados, em média, 15 furtos por mês. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, milhões de pessoas são apanhadas por furtos a cada ano, e isto somente em supermercados agora imagine os outros setores, como hotéis e suas toalhas, o troco não devolvido corretamente, a caneta emprestada, o livro da biblioteca, etc, etc, etc... O fato é que independentemente do motivo, roubar é errado! Deus, deixa bem claro nestes versos que Ele condena o roubo, furto, ou qualquer outra modalidade deste pecado. O 8º Mandamento é direto em sua afirmação, dizendo: "Não furtarás."

Roubar é um crime e violação da lei

Sem duvida nenhuma obter lucro e posses não é pecado, mas existe o meio correto de se obter este lucro. Examinando a Bíblia podemos notar que Deus autorizou somente dois métodos principais pelos quais as pessoas podem legitimamente aumentar a suas posses e obter lucro. E quando nos envolvemos em uma destas duas áreas, estamos agindo de maneira correta.

Creio que não precisa esforço nenhum para saber qual é a primeira maneira licita de se obter lucro, a resposta é obvia na mente de todos, a recompensa pelo trabalho. Ao contrário da crença popular, o trabalho não é e nunca foi uma maldição! Mas sim um meio ordenado por Deus, para a manutenção da terra e sobrevivência do ser humano, como podemos ver claramente em Gênesis 2:15 que diz: "...O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo..." Ou seja o homem recebeu a ordenança de Deus para cultivar a terra antes mesmo da queda, isto significava trabalhar no jardim do Éden. Na verdade, o trabalho é glorificado por Deus. "...Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário..." (1 Timóteo 5:18). "...se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão..." (2 Tessalonicenses 3:10-12). A vontade de Deus é que consigamos as coisas que precisamos na vida pelo trabalho de nossas mãos!

A segunda maneira, não menos honrosa e legítima de aumentar nossas posses é pela generosidade de outros, através de uma herança, um presente, ou podemos ser o beneficiário de um testamento ou apólice de seguro, etc. Estas são todas formas legítimas de obter ganho. Não há nada de errado em receber coisas dos outros, muitas vezes, Deus pode escolher abençoar a sua vida dessa maneira.

O Roubo ou furto é uma violação a lealdade

Quantos funcionários traem a confiança de seus patrões sendo desleal em sua ausência, quando trabalhadores domésticos furtam as coisa da casa, vendendo sem o conhecimento de seus empregadores embolsando o dinheiro, policiais, fiscais, e outros seguimentos recebendo propinas para aliviar ou prejudicar outra pessoa, falsificação de documentos como, registros em carteira, diplomas, certificados de cursos, atestados médicos, etc. Sempre que pegamos alguma coisas que não nos pertença, seja de nosso empregador ou não, somos culpados de roubar. Não importa se é tempo, materiais, dinheiro, o resultado é o mesmo! Observe o que Deus diz para aqueles que trabalham como funcionários: "...Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis..." (Colossenses 3:22-24; Leia: Levítico 19:35-36).

E o que dizer também da lealdade dos empregadores quando os funcionários são mal pagos, mal tratados, trabalhado sem registro, sem equipamentos de segurança, etc, isso também é uma forma de roubo! Deus também deixou alguns princípios, que devem ser seguido pelos empregadores, Ele diz: "...Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e equidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu..." (Colossenses 4:1). Muitas vezes mesmo sem perceber, somos culpados de roubar em várias áreas de nossa vida, por exemplo nos impostos quando pagamos mais barato por um produto sem nota fiscal, quando damos nossa palavra e não a cumprimos, quando não honramos uma dívida, não devolvemos algo emprestado, etc. Quando somos obrigados ou devemos fazer alguma coisa, e não fazemos estamos indiretamente roubado e tornamo-nos culpados perante Deus. O que Deus quer é que quando estamos devendo alguma coisa, seja dinheiro ou apenas a nossa palavra, Ele deseja que paguemos. Isto não quer dizer que um cristão quando esta devendo para o banco ou cartão de credito ele esta em pecado, não! nada disso, todos nos estamos sujeitos a passar por dificuldades, o fato é que devemos nos esforça para que isto não aconteça, mas caso aconteça devemos procurar a melhor forma possível de sanar os débitos.

Roubando a Deus e a salvação do próximo

Isto acontece quando tomamos a Deus o que é dele? Quando não usamos os dons espirituais que Ele nos providenciou, enterrando os talentos. A Bíblia é clara quando nos diz que quando somos salvos, recebemos alguns presentes do Pai Celestial - (1 Coríntios. 12:7-27). E quando deixamos de exercer nossos dons e talentos dados por Deus, ou quando deixamos de preencher o nosso lugar em seu corpo, quando não atribuímos nosso tempo e vida ao reino de Deus, mas somente neste mundo, somos culpados de roubar o Senhor. Há também a questão do senhorio de Deus em nosso coração. Quando tentamos exercer controle sobre nossa própria vida, ao invés de dar-lhe o lugar de supremacia, então somos culpados de roubar do Senhor. Nossa vida é um presente e deve ser investida para a glória de Deus.

Outro fator extremamente triste e prejudicial a nossa vida espiritual é quando nossos atos e ações afastam as pessoas de Deus, denegrindo o evangelho de Cristo, manchando a igreja do Senhor, etc. Quando agimos assim nós roubamos de Deus varias almas, e destruímos o relacionamento que temos com Ele, dizendo-lhe através de nossas ações que Ele não pode confiar em nós. E com toda certeza, naquele dia teremos de enfrentar um julgamento espiritual para nossas ações.

De acordo com a Palavra de Deus, quando cometemos algum furto ou roubo, e nos arrependemos somos perdoados mas devemos restituir o prejudicado. "...Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça, Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniquidade, certamente viverá, não morrerá. De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá..." (Ezequiel 33:14-16). Devemos praticar a restituição, quer se trate de um empregador, um vizinho ou até mesmo Deus, devemos fazer o que é direito, custe o que custar! A vontade de Deus é que Seu povo nunca recorra ao roubo, mas se somos culpados, então temos que fazer a restituição.

"...Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido..." (Lucas 19:5-10).

Leia também: <Deus no Centro da Vida...>
estudos+bíblicos+evangélicos

8º Mandamento
teologia online e teologia online gratis
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

X

★★★ Cadastre-se Abaixo! ★★★