Bem Vindos - Paz e Graça !

Bíblia - Palavra de Deus

A Deus toda Gloria...

Serie: Os 10 Mandamentos

Deus é Amor...

Estudos Bíblicos + Vídeos

» » » » "Honra a teu pai e a tua mãe" Os dez Mandamentos


Rede Missionária Cristã 20:56:00 0

<< Série - Os Dez (10) Mandamentos >>

5º Mandamento

"...Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá..." (Êxodo 20:12).

╚══❘► Pedidos de Oração e Palavras de conforto <Clique Oração>

O quinto Mandamento - Honra a teu pai e a tua mãe

Lá estava ela! Aquela senhora com o rosto marcado por anos de trabalho duro, sentada na primeira fila. Era uma mãe que tinha poupado anos de suas economias para colocar seu filho na faculdade; e agora assistia sua formatura; ela viu quando ele atravessou a plataforma e recebeu seu diploma com honras. Enquanto ele caminhava de volta, em vez de seguir para a linha designada, ele continuou andando até onde sua mãe estava, e surpreendendo a todos os presentes o jovem jogou os braços ao redor do pescoço de sua mãe, beijou sua face repedidas vezes, e colocando seu diploma em suas mãos, disse: "Aqui, Mãe, você merece! Isto é em sua honra!".

Infelizmente hoje, é cada vez mais comum encontrar jovens, decepcionados com seus pais em vez de tê-los em honra. Muitas vezes, os pais são vistos mais como um obstáculo a ser superado, em vez de um guia sábio a ser seguido e imitado. Neste quinto mandamento, implicitamente Deus estabeleceu um princípio de vida que determina como deve ser o relacionamento familiar. Ele demonstra que a instituição familiar autentica [Homem + Mulher + Filhos = Família] é fundamental para uma sociedade equilibrada. Nenhuma nação, comunidades, ONG's, ideologias, cultura moderna, etc; é mais forte que a estrutura familiar autentica. Toda nação, comunidade, igreja, etc; é um reflexo de como esta instituída a família em uma sociedade, se a estrutura familiar vai bem a nação acompanha, caso contrario tudo vai mal. Deus estabeleceu uma ordem que deve ser rigorosamente seguida. O homem / pai deve ser o cabeça da casa, submetendo-se à vontade de Deus. A mulher / mãe deve esta em sujeição a seu marido no equilíbrio espiritual, e não como uma escrava, sem voz e participação, mas como companheira, ajudadora e auxiliadora. E os filhos submetendo-se a seus pais em honra. Assim sendo; todos os evolvidos serão abençoados pelo Senhor; se essa ordem familiar for seguida, a casa, o relacionamento, a educação dos filhos e tudo mais será abençoado por Deus. No entanto, quando estamos fora da autentica estrutura familiar, estaremos fora de sintonia com Deus e com a sociedade em nossa volta. É na relação familiar que aprendemos as primeiras lições de como viver espiritualmente e em sociedade, somente depois disso estaremos pronto a servir a Deus e a nosso semelhante e assim honrarmos a Deus e a nossos pais.

Honra; Um mandamento com promessa

"...Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra...." (Efésios 6:2-3). Estes versículos deixa claro que os pais devem ser tidos em honra por seus filhos. E trazemos honra a nossos pais, fazendo a coisa certa, sendo obediente a uma orientação justa. A obediência cega aos pais quando já se tem entendimento que algo é errado está incorreta, devemos antes de tudo obedecer primeiramente a Deus. O mandamento não diz para obedecermos cegamente nossos pais em tudo, mas para honrá-los. Ao fazer a coisa certa, estamos honrando a eles. Na maioria dos casos, precisamos sim ser obedientes aos pais. Mas quando os pais dão ordens contraditórias, a palavra de Deus, ou estão envolvidos em atividades imorais ou ilegais, a obrigação é antes de tudo obedecer a Deus e não os pais.

É desanimador e assustador, ver uma criança ou jovem ser desrespeitoso com os seus pais. Isso significa problemas na estrada, e isso mostra uma falta de consideração para com Deus que nos manda honrá-los. É um sinal de pecado e não há absolutamente nenhuma desculpa para qualquer comportamento que desrespeita, ataque, ou desonre os pais. À medida que envelhecemos, devemos continuam a considerar e honrar os nossos pais com grande respeito. Quando as crianças crescem, é natural deixar casa de seus pais, (Gênesis 2:24). Neste momento, não estamos mais sob a autoridade direta deles, mas isto não quer dizer que devemos deixar de respeitar os nossos pais. Antes sim devemos considerar as longas noites perdidas quando eramos crianças, considerar seus esforços e sacrifícios para nos dar o melhor que puderam; com muitas horas de trabalho para fornecer alimentos, abrigo e roupas. Devemos lembrar o amor dispensado em abundância por tão pouco em troca. Mesmo que não estejamos mais debaixo de sua autoridade, ainda devemos-lhes o nosso respeito e honra. Às vezes, quando mais velhos, alguns percebem com profundo pesar que se tivessem seguido o conselho de seus pais poderiam ter evitado muita dor de cabeça, tanto para si , como para sua família.

A honra e o respeito merecido

Embora este mandamento fale principalmente para os filhos, ele também trata com os pais. É natural que muitos filhos terão dificuldades em respeitar um pai que não vive uma vida digna de honra. Quantos pais abandonam, maltratam e espancam seus filhos, "...Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra..." (Romanos 13:7). Muitos de nos como cristãos temos dificuldades em perdoar algumas ações passadas de nossos pais, agora imagina aqueles que não tem o Espirito de Deus em sua vida, por este motivo o apostolo Paulo aconselha os pais dizendo: "...E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor..." (Efésios 6:4). Os pais precisam se lembrar que os filhos vão respeitar a vida que é vivida com fidelidade. Quando um filho reconhece o amor e a preocupação de seus pais seu respeito e honra por eles aumenta. O dever dos pais a seus filhos é amá-los incondicionalmente, conduzindo os mesmo a fidelidade a Deus.

Para ganhamos o respeito e honra de nossos filhos devemos ser justos. Ou seja, firmes no que dizemos, mas temperando nossas ações com amor. Alguns pais acreditam que a resposta para cada infração dos filhos é uma surra. Outros no entanto deixam seus filhos fazerem o que quiserem. Estes dois métodos representam os extremos, o nosso dever, na justiça aos nossos filhos, é encontrar o meio termo. Há momentos em que é preciso disciplina, (Provérbios 13:24, 29:17). Como também a momentos em que precisamos permitir a nossos filhos um pouco de espaço. O trabalho dos pais que desejam ser honrados por seus filhos é encontrar o lugar onde eles possam ser eles mesmos e ainda saber que Deus tem um plano para suas vidas. Porque como já sabemos, eles não vêm com manual de treinamento, mas com toda certeza quando damos a eles amor, tempo, paciência, encorajamento e esperança, eles responderão com honra, respeito e amor próprio.

Leia também: <Fechando os Guarda Chuvas>
estudos+bíblicos+evangélicos

5º Mandamento
teologia online e teologia online gratis
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

X

★★★ Cadastre-se Abaixo! ★★★