Estudo e Leitura da Bíblia | Livro de Levítico

Estudo e Leitura da Bíblia em Vídeos - Livro de Levítico | Rede Missionária Cristã

<< Série - Estudos Da Bíblia Online >>

Livro De Levítico Um Breve Resumo

A
O livro de Levítico é composto basicamente por dois gêneros literário, História e Direito. O nome Levítico dá-se por tratar em sua maior parte sobre a adoração formal a Yehowah, conforme era realizada pelos sacerdotes da tribo de Levi e de seu papel em manter Israel como nação santa, chamando os israelitas para a participação e compreensão da santidade infinita de Deus dando-lhes instruções para uma vida santa e sobre como eles deveriam realizar ofertas, cerimônias e celebrações. A palavra “Santo” é mencionado mais vezes em Levítico, do que qualquer outro livro da Bíblia. O livro começa com a frase “E chamou o SENHOR a Moisés”, que aparece 35 outras vezes no livro. Moisés é conhecido, pelo nome, 55 vezes nas páginas de Levítico. Em Mateus 8 Jesus fala sobre os mandamentos que Moisés deu em Levítico 14.

Gênesis lida com criação e queda do homem. O livro contém a promessa de Deus de um Redentor (Gênesis 3:15) e uma escolha da nação de Israel como aquele através do qual o Redentor viria. Êxodo é a libertação de Israel da escravidão do Egito, culminando em um lugar de adoração a ser estabelecida. Este é um retrato da escravidão espiritual que o homem tem para o pecado, mas Deus provê uma forma de libertação. O livro de Levítico abre quando Êxodo fecha. Êxodo terminou com Deus dando um lugar de adoração. O livro de Levítico é Deus mostrando o método em que esse culto seria conduzido.

Data Da Escrita Do Livro De Levítico

Como todos os livros da Lei, a data da escrita é entre 1440 e 1400 AC. Êxodo registra a Páscoa como tendo ocorrido no dia 14 do primeiro mês do primeiro ano (Êxodo 12:2, 3, 6). A tenda do tabernáculo foi levantada um ano mais tarde, no primeiro dia do primeiro mês do segundo ano, de acordo com (Êxodo 40:17). O próximo livro depois de Levítico é o livro de Números. Números começa no primeiro dia do segundo mês do segundo ano após a saída do Egito (Números 1:1). Portanto, Levítico foi escrito durante o primeiro mês do segundo ano depois de deixarem o Egito. Isso coloca uma data mais aproximada do momento da sua escrita como 1439 AC.

filme evangelicos,filmes evangelicos gospel,ver filme evangelicos

Conteúdo Do Livro De Levítico

O livro tinha o propósito de mostrar que Deus cumpriria sua promessa dada em (Êxodo 25:22), como também instruir o povo israelita em uma vida santa conforme Deus espera de Seus adoradores (Levítico 11:45; 19:02), fornecendo instruções para o sacerdócio levítico em seus papéis e responsabilidades (Levítico 06:09, 25; 16:02, 21:1, 17; 22:02) com ilustrações proféticas da vinda do Salvador (Hebreus 10:1) mostrando que o pecado só poderia ser expiado pela oferta do verdadeiro sacrifício.

• Nos capítulos 1-7, Os Sacrifício e ofertas são estabelecidas para os sacerdotes e os indivíduos detalhadamente. Essas passagens também descrevem como usar o altar para os sacrifícios e as ofertas a Deus.

• Nos capítulos 8-10, Moisés descreve as instruções para o sacerdócio levítico, uma vez que Israel deve ser “um reino de sacerdotes” (Ex. 19:06). Ele faz isso a partir da entrada de sua tenda. Moisés consagra seu irmão Arão e seus filhos, como sacerdotes.

• Nos capítulos 11-15, Moisés ensina a importância e os procedimentos para as coisas que são impuras. Estes incluem alimentos, doenças, animais, insetos, cadáveres, nascimento, limpeza e muitos outros. Propósito de Deus para isto é proteger o seu povo das doenças e enfermidades que surgem a partir destas fontes.

• No capítulo 16, Moisés dá instruções sobre o Dia da Expiação. Este foi o dia do ano em que o Sumo Sacerdote, limpa e prepara-se cerimoniosamente para se encontrar com Deus. Esta cerimônia só acontece uma vez por ano. O Sumo Sacerdote entra no Santo dos Santos e oferece um sacrifício a Deus pelos pecados em nome de toda a nação de Israel.

• Nos capítulos 17-27 dizem respeito às leis que se aplicam em geral para viver uma vida santa. Trata-se de muitas leis, incluindo a imoralidade sexual, a idolatria, as leis da terra, as leis sacerdotais, festas religiosas e o ano sabático e do Jubileu.

Como podemos perceber o tema principal do livro de levítico é a santidade. Deus é santo, e Ele espera que Seu povo também seja santo. Logo o único caminho para a humanidade pecadora tornar-se santa é através da expiação de pecados. No livro de Levítico a expiação foi feita através de sacrifícios de animais. No entanto, isto foi um prenúncio do que viria mais tarde, quando os israelitas estavam sacrificando animais, era um tipo de imagem e ilustração da vinda do Redentor que foi prometido em Gênesis 3:15. Os sacrifícios levíticos deveriam ser feito repetidas vezes porque o sangue de animais não podia purificá-los permanentemente do pecado. Santidade eterna e limpeza veio somente através do sacrifício do Filho de Deus na cruz (2 Coríntios 5:21).

A santidade de Deus, como diz o livro de Levítico, exige a punição do pecado. No entanto, o livro também ensina que Deus proporcionou formas de expiação para o pecado do homem (Levítico 17:11). E a forma definitiva para este perdão deu-se somente através do sangue de Jesus Cristo e seu sacrifício na cruz (e não por animais), Jesus Cristo entrou no lugar santo no céu e cobriu o pecado do homem (Hebreus 9:11-28). Mas o sangue de Cristo é somente para aqueles que estão dispostos a permitir que Ele faça uma obra que não podemos fazer por conta própria (Romanos 5:9-11; 10:9-13).

 

Postagem Anterior Próxima Postagem