O altar do cristão e seus sacrifícios

Qual era o objetivo do altar ? Êxodo 27

O altar não era simplesmente um lugar para queimar sacrifícios de animais. Ele na verdade mostrava aos israelitas que o primeiro passo para o homem pecador se aproximar de um Deus santo, era necessário eles serem purificados pelo sangue de uma criatura inocente; (a primeira vista parece cruel para muitos, mas ao analisarmos mais profundamente veremos que na verdade é um ato do amor de Deus para com os homens, essa representação era uma projeção de Cristo, o sacrifício perfeito, levantado na cruz). O sangue é um agente importante de expiação e purificação. "...Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida..." (Levítico 17:11); "...E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão..." (Hebreus 9:22). Assim; tanto como os animais puros era sacrificados com o derramamento de sangue, Jesus Cristo veio a nós como o Filho de Deus e suportou a condenação de todos nossos pecados. Jesus Cristo aceitou todos os pecados do mundo, e levou a condenação destes pecados através do derramamento do Seu sangue sobre a Cruz no calvário. Deste modo, o Altar de Holocausto mostra para nós que Jesus Cristo levou todos nossos pecados nEle com o Seu sacrifício pessoal, morrendo na Cruz, e ressuscitando de entre os mortos. Como disse João Batista anteriormente; "...Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo..." (João 1:29).

Jesus é agora nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 8). Os sacrifícios diários não são mais necessários porque Ele se sacrificou na cruz por nossos pecados, de uma forma completa e definitiva. Hoje, não precisamos mais de animais. Seu sacrifício de sangue é verdadeiramente suficiente e poderoso para limpar completamente um pecador a tal ponto de podermos estar diante de um Deus santo, sem a condenação da morte. Agora a verdadeira adoração e serviço a Deus, não está em fazermos um ritual, mas é Deus que aparece para nós, infundindo-nos com o desejo do Seu coração e Seu propósito através de Seu Espirito Santo, e a nós cabe simplesmente construir sobre um novo altar espiritual e oferecer tudo que somos e temos sobre este novo altar que é o evangelho de Cristo, agora a vida que vivemos aqui sera como uma tenda, pronto para ser desmontada e levada a qualquer momento.

Antes de fazer qualquer coisa para Deus, Ele quer que nos consagramos a Ele, oferecendo tudo a Ele sobre o novo altar espiritual. Algumas coisas vão ficar no altar e queimar, coisas que Deus vai nos permitir usar para o Seu propósito em nossa viagem e peregrinação neste mundo. Devemos agora cuidar em adorar a Deus em espirito e em verdade, vivemos agora nossa vida em uma tenda como um testemunho para todos ao nosso redor; e não pertencemos mais a este mundo, mas esperamos um país melhor, a Nova Jerusalém! A questão principal é a nossa comunhão com Ele, gastando o tempo com Ele e permitir que Ele dirija nossos passos, então tendo essa visão no novo altar que é o evangelho de Cristo, Ele mesmo cuidara da nossa vida e das nossas necessidades. Nossa relação agora baseia-se na fé ao Deus invisível, nosso altar é o evangelho que vive em uma nova tenda, não devemos mais esta preocupados com as coisas deste mundo, mas disponível para a glória de Deus e Sua obra neste tempo. Toda a nossa vida deve ser um holocausto, totalmente oferecido a Deus; nossa ações, tudo o que temos, e o que podemos fazer, tudo deve está sobre o altar. Esta é a nossa vida cristã uma vida no novo altar de Deus, somos peregrinos no mundo, e cidadãos a caminho do país celestial, nossa terra prometida por Cristo quando disse: "...Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também..." (João 14:1-3).

Vestido para a ocasião - Êxodo 28

Esses rituais mostrou a Israel que Deus estava falando sério sobre o seu relacionamento com eles, enfatizando sua santidade. Os sacerdotes, as roupas, o tabernáculo, e o sacrifício tinha que ser limpo, consagrado, e preparado para o encontro com Deus. Hoje, vemos muitas pessoas, apressar-se em adoração, tratando com indiferença quase casual sobre suas vestes e santidade. O argumento quase que unanime de que Deus quer somente o coração, fere a santidade de Deus. As vestes não foram dadas simplesmente para ser uma decoração. Elas foram usadas para um propósito especial; ou seja, para cobrir a nudez e desviar os desejos sexuais da carne aflorado pela queda. O primeiro resultado do pecado relatado na Bíblia, foi que Adão e Eva descobriram que estavam nus e logo procuraram cobrir-se. Mas tristemente em nossos dias vemos pessoas que se dizem cristãs, posando nua ou seminua em revistas masculinas, outras em cima de palcos cantando e rebolando em vestes sensuais e indecorosas para uma mulher cristã, já outros jogam nos dois times, de dia canta para o mundo e a noite vão a um culto dizendo-se por isto cristão, mas de fato são enganados por doutrinas pré fabricadas a seu bel prazer.

É claro que não estamos dizendo que o cristão deve usar as mesmas roupas da época bíblica, manto, túnica, sandálias um turbante ou véu, isto com certeza causaria um grande desconforto na maioria das comunidades! Mas os princípios gerais de modéstia e decência pode e deve ser aplicado. A lição geral a partir do Novo Testamento é que devemos vestir-se de forma apropriada. Os padrões de veste são diferentes de denominação para denominação e sujeito a mudanças ao longo do tempo, mas devemos evitar qualquer estilo de vestimenta que seja ofensivo ou envie uma mensagem de oposição aos valores da comunidade Cristã e principalmente da doutrina Bíblica.

Nosso corpo um novo Tabernáculo - Êxodo 29

Não podemos chegar na presença de Deus de qualquer forma, nosso comportamento é levado em conta diante de Deus, nossas palavras, e ações tem significado na vida espiritual, temos um novo e vivo caminho Jesus Cristo, ele nos lavou e nos perdoou, mas isto não significa que devemos agora negligenciar na santidade diante de Deus, cada detalhe e Palavra sobre o tabernáculo tem um significado espiritual. Quando olhamos à estrutura do tabernáculo em si e as suas peças de mobiliário há grande simbolismo e tipologia encontrados nelas. Lembre-se, que tudo era um dedo apontando para o Messias. Quanto mais se familiarizar com o tabernáculo mais nos tornamos familiarizados com Cristo e tudo o que Ele significa para nós. Agora temo acesso direto ao Pai através Dele o filho, "...por um novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, (mas) se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,..." (Hebreus 10: 20; 26). O Senhor quer que sejamos conscientes de Sua natureza e caráter (Ef 3). As coisas estão realmente acontecendo na dimensão espiritual. Não há dúvida de que algumas dessas coisas são um mistério, mas quanto mais nos aproximamos de Deus e Sua Palavra, mais Ele se aproxima de nós. A presença de Deus no Santo dos Santos esta agora dentro do crente em Jesus Cristo: "...Não sabeis vós que sois o templo de Deus?..." Nós, como o corpo de Cristo, temos o Espirito Santo dentro de nós. Deus não habita mais em uma tenda ou templo construído pela mão humana, mas agora nosso corpo é o templo do Espirito Santo, e a Bíblia nos diz o corpo todo e não somente o coração. Portanto quando você orar ou adorar, chegue diante de Deus com reverência e arrependimento, reflita sobre a santidade de Deus e sua postura diante D'ele e daqueles que lhe cercam.

livro de genesis comentado
Postagem Anterior Próxima Postagem