A contenda com Faraó e inicio das pragas

O primeiro milagre de Moisés

Deus colocou Moisés "como um Deus diante de Faraó", em outras palavras, como uma pessoa poderosa que merecia ser ouvida, e Faraó sabia realmente o que isto significava porque ele mesmo era considerado como um deus pelo povo egípcio, sendo assim ele reconheceu Moisés como um dos seus pares. Mas sua recusa em ceder as ordens de Moisés mostrou porém, que ele não se sentia inferior a ele. Então Moisés aplica-se à execução de sua missão, em obediência ao mandamento de Deus. A disputa entre Moisés e Faraó começa, isto sem duvida era o que pensava Faraó porque ele não se dava conta que o julgamento e as habilidades de Moisés, não era dele; mas Moisés agia em nome de Deus, que exigia a libertação de Israel; negada por Faraó. A disputa é entre o poder do grande Deus e o poder de um príncipe orgulhoso. Moisés confirma a sua missão e as exigências proposta a Faraó, através de um milagre, transformando a sua vara em uma serpente, mas Faraó endurece o coração contra essa atitude porque seus magos e feiticeiros também fizeram o mesmo com suas varas, esses feiticeiros e mágicos foram capazes de duplicar os milagres de Moisés, através de magica, ilusionismo, e poder satânico, através de seus deuses do submundo da religião. Deus realizou um milagre, transformando a vara em uma cobra, e os magos de Faraó fizeram o mesmo através de artifícios ou feitiçaria.

Não há milagres para um Coração Teimoso

A falta de fé em acreditar na palavra simples e pura de Cristo leva muitas pessoas a dizer: "Se ao menos eu pudesse ver um milagre, eu poderia acreditar em Deus." Para Faraó, cada praga foi uma segunda chance para acreditar. Quando os piolhos infestaram o Egito, até mesmo os magos e feiticeiros concordaram que este era um trabalho de Deus, diziam eles "Isto é o dedo de Deus", mas ainda assim Faraó se recusava a acreditar. Depois de diversas chances, Deus finalmente parecia dizer: "Tudo bem, Faraó, será segundo a sua maneira," e Deus endureceu o coração de Faraó (Êxodo 9:12). A pergunta que muitos fazem esta hora é: Será que o coração de Faraó foi intencionalmente endurecido por Deus anulado assim o seu livre-arbítrio? A resposta é Não, Deus apenas permitiu que Faraó escolhe-se livremente resisti-lo. Este é o mesmo processo usado por Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens "...Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; (…) Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado..." (Romanos 1:18-32 <clique). Na realidade o que isto quer dizer é que Deus abriu mão deles e os deixou seguir seus próprios instintos e desejos de seus corações. A teimosia do Faraó tornou-se uma muleta, sustentando seu orgulho e desativando seu coração para a verdade; ele tornou-se tão acostumado a sua teimosia que não podia mais ficar sem ela. A reabilitação a verdade seria muito dolorosa, e muito humilhante.

Depois de uma vida de resistência a Deus, o coração pode ser tão endurecido que a pessoa torna-se incapaz de voltar-se para ele e ouvi-lo. Se você está longe de Deus, não espere mais, volte-se para Deus enquanto ainda tem chance. "...os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão..." (Isaías 40:31).

Os falsos milagreiros e seus objetivos

Embora os milagres podem ajudar-nos a crer, é perigoso confiar somente neles sozinhos. Satanás pode imitar algumas partes da obra de Deus e levar as pessoas ao erro. Em nossos dias ouvimos falar de muitos milagres, e curas milagrosas, praticadas por diversos seguimentos religiosos, não estou aqui dizendo que todas esta curas ou milagres são provenientes de feitiçarias, ilusionismo ou poder satânico; (apesar que alguns são). Mas como então discernir de onde vem estes milagres? Simples. Observe os motivos por trás dos milagres, apesar de muitos milagres acontecerem em nome de Jesus, isto não prova que o intuito principal é louvar o nome de Cristo ou ensinar a verdade sobre a salvação das almas, mesmo porque a maioria dos falsos apóstolos, pastores e bispos só pregam sobre riqueza material e financeira, diferente de Jesus Cristo que ensina: “...pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai...” (Mateus 10:7-8). Ou seja Jesus jamais ensinou sobre o mercantilismo do evangelho ou sobre bugigangas, amuletos gospel, envelopes ungidos, etc; e se alguma pessoa ou igreja faz uso destes e outros meios, ou se você para receber uma benção tem que participar de uma campanha de vários dias onde em cada reunião você é coagido a dar ofertas em dinheiro, muitas vezes com valor estipulado para poder receber sua vitoria, fuja dai é sobre estes que Jesus disse: “...Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade...” (Mateus 7:22-23). Ou seja o milagre não é garantia de que ali esta a verdade, “...Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo...” (2 Coríntios 11:13). Faraó assim como muitos em nossos dias estava erroneamente focada no milagre das varas e não na mensagem de Moisés. Nós podemos evitar esse erro, deixando a Palavra de Deus ser a base da nossa fé. E não os milagres, muitos deles realizado por mercenários do evangelho, que ajuntam para si mansões, carros importados, fazendas, empresas, objetos e joias valiosas, etc; usando dinheiro arrecadado através do suposto evangelismo, contrariando os ensinamentos de Cristo a seus discípulos que disse: “...Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento (…) Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores...” (Mateus 10:9-10; 7:15). Devemos sim; dar Graças a Deus pelo milagre que ele fez em nossa vida, transformando-nos de pecadores perdido para filhos de Deus justificados e salvos.

milagres+estudo+bíblico
Postagem Anterior Próxima Postagem