O período do cativeiro e a vida de Moisés

Moisés os israelitas e a opressão do Egito

As bênção de Deus acompanhava José e seus irmãos no Egito, e Deus os abençoou e os israelitas prosperavam e se multiplicavam nesta nação. Mas com a coroação de um novo Faraó que não conhecia José e sua historia no Egito, temendo a rápida multiplicação dos israelitas em sua terra decidiu escravizá-los, e oprimi-los com os trabalhos mais pesados do Egito. Porém o Senhor continuou a abençoá-los e assim eles continuavam a se multiplicar; então Faraó decidiu-se pelo genocídio mandando afogar a todos os meninos.

Assim como Faraó, muitos que se encontram em posições de poder em nossos dias, quer seja no governo ou em uma empresa, fazem coisas até mesmo irracional contra o povo de Deus, quantas pessoas são perseguidas no trabalho, em sua comunidade ou país, somente por serem cristãos. Mas assim como foi com o povo israelita naqueles dias, se mantermos a integridade e a ética no trabalho, ou em nossa comunidade e honrarmos a Deus, Ele nos abençoará, apesar da opressão. Sabendo disto, quando você for confrontado por uma pessoa de poder, que o pressione para fazer alguma coisas que desagrade o Senhor Deus; mantenha-se firme e Deus o honrará, mesmo que para isto tenha que ser contado entre os conservos do quinto selo descrito em apocalipse 6:9-11; clique aqui e saiba mais. Peça ao Espírito Santo que lhe revele onde você está obedecendo ao homem em oposição a Deus. Busque sabedoria na oração e leitura da Bíblia, observando os mandamentos do Senhor, na escola ou no trabalho, em casa ou na vizinhança. Fazendo o que é reto diante de Deus, onde quer que você esteja.

Moisés seu nascimento e adoção

Os pais de Moisés sabia que assassinar seu filho seria algo errado e pecaminoso, mas eles também sabiam que nada poderiam fazer para mudar lei do faraó. É provável que assim como eu, você às vezes se sinta frustrado com o pouco que você pode fazer sobre determinado assunto, é neste momento que devemos entregar o problema a Deus, e de forma milagrosa ele irá solucionar; Veja no caso de Moisés a maneira incrível que Deus preservou o libertador de Israel protegendo e cuidando, bem aos olhos de Faraó. Deus usou um simples cesto de junco para salvar Moisés da morte e colocá-lo no palácio. Simplesmente porque Deus para alcançar seus propósitos e cumprir sua palavra Ele “...Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo...” (1 Samuel 2:8).

Míriam estrategicamente viu que a filha de Faraó tinha descoberto o bebê, o seja seu irmão Moisés. Rapidamente, ela tomou a iniciativa de sugerir uma ama de leite para cuidar do bebê. Da mesma forma nos quando confrontados com o mal, devemos procurar maneiras de agir contra ele. E confiar em Deus para que Ele nos de força e sabedoria assim como deu a Míriam. A Bíblia não diz se Míriam estava com medo de se aproximar da princesa egípcia, ou mesmo se a princesa estava desconfiada da menina hebreia. Mas Míriam se aproximou dela com ousadia, e a princesa ouvido Míriam trouxe a própria mãe de Moisés para amamentá-lo. Neste caso Deus salvou a Moisés e ainda reunir sua família. Deus usou as ações corajosas da mãe para colocar Moisés na casa de Faraó, e iniciar seu plano de retirada do seu povo do Egito. Deus não precisa de nós para realizar seus planos de salvação, Ele sabe sobre a nossa situação humana, mas mesmo sendo Deus Ele conta com nossa participação, Ele deseja a nossa contribuição aos seus projetos, Ele mesmo diz: “...Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (…) E como pregarão, se não forem enviados? (…) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura...” (Is 52:7; Rm 10:15; Mc 16:15). Portanto quando as oportunidades especiais vir até nos devemos imediatamente agir. Um passo de fé pode mudar todo panorama da situação. Não devemos permitir que o medo do que poderá acontecer nos leve a perder a oportunidade de honrar a Deus com nossas ações. Mesmo que agora você sinta-se incapaz de enxergar através de seus problemas, concentre-se em Deus e confie Nele, Ele tem uma saída miraculosa; e a nossa fé é tudo que ele precisa para começar este trabalho em nossa vida.

Moisés e sua fuga para Midiã

Moisés achou que ninguém estava olhando, quando ele matou o egípcio. Mas alguém viu, e Moisés teve que fugir para salvar sua vida. Assim como Moisés as vezes pensamos que iremos longe ou que ninguém esta nos vendo fazer algo que muitas vezes desagrada a Deus. Mais cedo ou mais tarde, no entanto, tudo será revelado, e mesmo que não nesta vida, ainda assim teremos que enfrentar a Deus e seu julgamento. Mas aqui neste caso significa que Moisés já tinha tomado a decisão de defender seu povo, antes ele já observava a aflição de seus irmãos. Não nos atrevemos aqui tentar defender Moisés no assassinato do egípcio, não importa o quão cruel ele pode ter sido. O ato de Moisés foi um método errado de lidar com este problema, podemos ver que sua motivação foi louvável. Moisés procurou defender os oprimidos. A motivação de Moisés estava certa, mas seus métodos e seu tempo de agir eram totalmente errados, não devemos nos antecipar ao tempo de Deus, é pura tolice agirmos assim isto somente vai acarretar em mais problemas. Para escapar da punição por ter matado o egípcio, Moisés fugiu para Midiã, onde se tornou um estranho em uma terra estranha, separado de sua casa e família. Mas Deus pela sua infinita misericórdia estava cuidando dele e preparando-o para um grande proposito. Só depois de muitos anos, foi que Moisés estava finalmente pronto para servir a Deus. Deus havia prometido trazer os hebreus do Egito (Gênesis 15:16; 46:3-4), mas seu resgate nem sempre vem no momento em que desejamos. As vezes devemos esperaram muito tempo; mas a promessa é mantida, Deus os resgatou, quando ele soube que a hora certa havia chegado. Se você tem se sentindo abandonado ou isolado por causa de algo que você fez, ou está querendo saber quando Deus vai agir em seu nome, não desista. Deus sabe o melhor momento para agir. Quando você sente que Deus se esqueceu de você em seus problemas, lembre-se que Deus tem uma agenda que não podemos ver.

Moisés sua comissão, capacitação divina, e suas desculpas

Moisés naturalmente como muitos de nos se sentia inadequado para o trabalho que Deus lhe pediu para fazer, e argumentou com Deus querendo se livrar desta ordenança. De fato sozinho Moisés era inadequada, mas Deus não estava pedindo a Moisés para trabalhar sozinho. Ele ofereceu outros recursos para ajudar, e o próprio Deus estaria com ele. Deus muitas vezes nos chama para tarefas que aos nossos olhos parecem muito difícil, mas ele não nos pede para fazê-las sozinho. Deus nos oferece os seus recursos, assim como ele fez a Moisés. Não devemos usar as nossas insuficiências, como desculpas, mas olhar para além de nós mesmos para os grandes recursos disponíveis no trono de Deus, se Ele nos deu a oportunidade de contribuir para o seu trabalho e os seus planos! Façamos com prazer.

Os egípcios adoravam muitos deuses de diferentes nomes. E Moisés queria saber o nome de Deus por certamente ele sabia que os egípcios iriam lhe pergunta, assim não somente os egípcios, mas também ele próprio saberia exatamente quem o havia enviado. Deus de forma simples e grandiosa lhe respondeu chamando a si mesmo de EU SOU, um nome que descreve o seu eterno poder e caráter imutável, simplesmente SOU O QUE SOU. Em um mundo onde os valores, a moral e as leis estão sempre mudando, podemos encontrar a estabilidade e a segurança em nosso Deus imutável. Hebreus 13:8 diz que Deus é o mesmo "ontem, hoje e para sempre." Porque a natureza de Deus é estável e confiável, estamos livres para seguir e desfrutar dele, em vez de gastar o nosso tempo tentando entendê-lo; devemos simplesmente saber que o Deus que apareceu a Moisés é o mesmo Deus que habita em nós hoje. Então não achemos desculpas diante de Deus, mas sim devemos agir com ousadia, coragem e fé, sobre sua palavra; e esta é sua palavra para nos através de Cristo o verbo que diz: “...Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos...” (Mateus 28:19-20).

livro do êxodo,estudos bíblicos,estudo da bíblia
Postagem Anterior Próxima Postagem