Estudo e Leitura da Bíblia | Livro do Êxodo

Estudo E Leitura Da Bíblia Em Vídeos – Livro Do Êxodo | Rede Missionária Cristã

<< Série - Estudos Da Bíblia On-Line >>

Livro Do Êxodo Um Breve Resumo

O
livro de Êxodo é composto principalmente de dois gêneros literários, história narrativa e leis. Ele foi escrito por Moisés, cujo nome tem o significado literal de “tirado das águas”, por ter sido regatado do rio nilo pela filha de Faraó; ele é o personagem humano central do livro do Êxodo, por ser o profeta hebreu que liderou os israelitas em sua saída do Egito. O livro do Êxodo é tradicionalmente atribuído a Moisés, sedo que as quatro passagens aqui destacadas dão forte apoio à a esta afirmação (17:14; 24:4,7; 34:27). Através de diversos modos, Moisés recebeu a revelação diretamente de Deus. E assim, através de inspiração do Espírito Santo, Moisés comunicou ao povo hebreu, tanto na forma oral como na escrita, toda informação revelada e autorizada por Deus.

Data Da Escrita Do Livro Do Êxodo

A Tradição histórica e conservadora data como sendo a morte de Moisés em torno de 1400 aC. Desta forma, é mais que provável que o Livro de Êxodo tenha sido compilado nos quarenta anos anteriores, durante a sua caminhada e peregrinação pelo Deserto, mesmo porque grande parte de seus acontecimentos foram no deserto. Entre os personagens principais que incluem Moisés, temos a evidencia de Míriam, irmã de Moisés, o Faraó, a filha de Faraó, Arão e Josué. O livro do Êxodo foi escrito para registrar os eventos da libertação de Israel da escravidão no Egito. Ele descreve os acontecimentos para o leitor em uma ordem cronológica dos acontecimentos e também lista as Leis que Deus entregou aos israelitas, a fim de orientá-los na sua relação e adoração a Deus.

estudos+bíblicos+evangélicos+livro+do+exodo

Conteúdo Do Livro Do Êxodo

O livro de Êxodo é uma continuação do relato do Gênesis, mostrando de forma histórica o desenvolvimento daquele pequeno grupo de setenta pessoas, até tornarem-se uma grande nação com milhões de pessoas. O povo hebreu viveu no Egito por 430 anos, sendo que a maior parte deste tempo submetido a um regime de escravidão. O livro de Êxodo registra desde o nascimento de Moisés, a libertação de Israel do seu cativeiro, a sua caminhada do Egito até o monte Sinai para receber a lei de Deus e as instruções divinas a respeito da edificação do tabernáculo. O livro termina com a construção do tabernáculo como um lugar da habitação de Deus.

• Nos capítulos 1 ao 7 – Êxodo, inicia apresentando Moisés e os israelitas ainda em cativeiro no Egito, aproximadamente 400 anos depois que José e seus famílias estavam vivendo na terra de em Gósen, no final de Gênesis. Deus protege o bebê Moisés e poupado sua vida, e sendo adotado pela filha do Faraó e criado como um egípcio. Deus chama Moisés com uma revelação especial, por meio de uma sarça ardente para libertar seu povo da escravidão no Egito. Moisés obedece e com seu irmão, Arão, confronta Faraó para liberta o povo de Deus, mas Faraó ignora o aviso.

• Nos capítulos 7 ao 13 – Moisés através do poder de Deus lança as 10 pragas de diferentes tipos na terra do Egito, pragas estas que incluiu, a transformação toda a água em sangue, pragas de insetos, furúnculos, e granizo. E finalmente, a devastadora praga da morte de cada filho primogênito em todo o Egito, e nisto incluía a morte do primogênito de Faraó, o herdeiro do reino do Egito. No entanto, os israelitas obedecendo a uma ordem de Deus, foram poupados pelo sangue do cordeiro nos umbrais das portas, dando início a celebração da Páscoa.

• Nos capítulos 14 ao 18 – descrevem o Êxodo ou “Literalmente a Saída” do Egito. Faraó não podendo mais suportar as dores das pragas que Deus derramou sobre o Egito, ele próprio permite o povo hebreu a sair, mas Faraó muda de ideia e persegue Moisés e os israelitas que escapam através do Mar Vermelho, enquanto o exército de faraó e tragado por este mesmo mar.

• Nos capítulos 19 ao 40 – Nos últimos capítulos do livro de êxodo é apresentado através de Moisés todas as leis e cerimoniais ordenados por Deus no monte Sinai. Moisés entrega aos israelitas o tabernáculo, institui sacerdotes e dá as instruções de adoração.


 

Postagem Anterior Próxima Postagem