Prosperidade Cristã e a mentalidade da pobreza

prosperidade-de-deus-prosperidade-na-bíblia

O cristão e a mentalidade da pobreza

Um certo artigo de desenvolvimento humano e autoajuda descrevia os 3 sinais da mentalidade da pobreza no ser humano em geral, ao analisar este artigo de certa forma concordei com os sinais que ele sugeriu. Ele descreve os sinais que são naturais ao comportamento humano cada vez que uma pessoa enfrenta a escassez ou falta de recursos.

Sinal # 1 - Fixação constante no Dinheiro - Todo mundo faz isso, independentemente se é pobre ou rico. O rico naturalmente tem o pensamento de ficar mais rico, enquanto que o pobre de como pagar as contas. Na verdade ambos estão pensando no dinheiro é claro que por questões obvias o grau de pensamento e fixação de cada um é diferente. “...Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração...” (Lucas 12:34)

Sinal # 2 - O Ciúme de pessoas ricas, ou melhores sucedidas financeiramente - Se você sentir ciúmes de pessoas ricas ou melhores sucedidas, cultivará dentro de si o desejo de possuir o que elas tem, e com isto é bem capaz que você venha incutir ódio de você mesmo e também da pessoa invejada, e seu trabalho será direcionado a querer estar em pé de igualdade com eles, você não trabalha mais por você ou por sua família, seu objetivo mudou o foco. É aqui onde começa o verdadeiro problema. Você não está percebendo o seu conflito interno e com isto afasta a prosperidade de perto de você. “...Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo...” (Êxodo 20:17)

Sinal # 3 - Tomar decisões baseadas no medo - Esta é aquelas decisões tomadas com base no medo de perder o seu dinheiro, sua prosperidade ou o seu sucesso. As decisões não são tomadas levando em consideração os benefícios possíveis, mas são tomadas de modo a evitar um possível resultado negativo. “...Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará....” (Deuteronômio 31:6)

O autor prossegue dizendo que a pobreza é um estado de espírito e comportamento de cada indivíduo. Ok: Então a pergunta que fazemos é esta; como contornar as fraquezas, descobrir e eliminar a mentalidade da pobreza? A primeira resposta que podemos dar é substituir o pensamento e mentalidade negativa por elementos positivos; associando-se com pessoas positivas. Segunda resposta; Deve-se saber que a mentalidade de prosperidade e riqueza não esta relacionada a ganhar dinheiro ou a aquisição de bens ou recursos materiais. Estes bens, dinheiro e recursos materiais é o resultado final que recebe todos aqueles que abandonam a mentalidade de pobreza, ou seja é a causa do pensamento e atitude correta.

Leia também: <Um Plano para Sua Vida>

A perspectiva cristã da verdadeira prosperidade

Bom, até agora vimos o pensamento de um escritor de autoajuda, mas como eu disse no inicio ao analisar este artigo de certa forma concordei com os sinais que ele sugeriu. Isto porque comparativamente, no mundo cristão, a Bíblia nos ensina que Deus nos prometeu prosperidade e bênçãos incontáveis, e como descreve o artigo citado; isto também requer de nos cristãos uma atitude e pensamento que faça esta prosperidade fluir em nossa vida. No livro de Salmos capítulo 01, o salmista descreve as diretrizes a serem tomadas por aqueles que almejam a prosperidade vinda de Deus. O versículo 03 diz: "...Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará...". Como cristãos devemos nos sentir abençoados com a palavra de Deus que nos garante prosperidade abundante. Devemos recebê-la com o coração aberto e não ter dúvida que se cumprira. Mas muitas vezes, encontramos no próprio meio cristão pessoas que não consegue ver o quanto são abençoadas. Existem muitas razões pelas quais as faz sentir desse jeito, uma delas é como diz o artigo citado que elas devem saber que a mentalidade de prosperidade e riqueza não esta relacionada a ganhar dinheiro ou a aquisição de bens ou recursos materiais. Estes bens, dinheiro e recursos materiais é o resultado final que recebe todos aqueles que abandonam a mentalidade de pobreza, ou seja é a causa do pensamento e atitude correta. Neste caso voltamos a mesma pergunta feita anteriormente que é: como contornar as fraquezas, descobrir e eliminar a mentalidade de pobreza? Só que agora veremos a resposta dentro da perspectiva Bíblica revelada no Salmo 01, vejamos qual a mentalidade e atitude deve possuir as pessoas prosperas; 1º- não andar segundo o conselho dos ímpios, 2º- não se detém no caminho dos pecadores, 3º- não se assenta na roda dos escarnecedores; 4º- eles tem o seu prazer na lei do Senhor, e nesta lei meditar de dia e noite. (Salmos 1:1-2). A falta de confiança espiritual, a falta de conhecimento da Palavra de Deus, a falta de orientação pastoral e a falta de experiências pessoais com Deus, também são alguns dos sinais que leva a uma mentalidade de pobreza.

No livro de Filipenses 4:06, a palavra de Deus nos diz: "...Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;..." O medo da falta é o maior desafio para todos, mas a provisão de Deus é sempre maior. Deus esta sempre atento às nossas necessidades, mesmo que muitas vezes não comunicamos a ele em oração. Devo admitir que todos nós vamos enfrentar o medo da falta em algum momento de nossa vida, pode ser a falta de comida, dinheiro, relacionamentos, boa saúde, ou as disposições básicas necessárias. Deus é maior que qualquer medo e ele responde o nosso medo com um convite à fé; Ele é mais do que suficiente. Há muitos relatos na bíblia onde Deus fornece socorro e prosperidade no tempo correto, como lemos em 1 Reis 17, onde narra-se duas histórias poderosas de Deus como provedor. O profeta Elias necessitava de comida e Deus proveu de duas maneiras milagrosas, e muito diferente uma da outra. Tenha fé em Deus e "...Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;...". Deus não vai lhe deixar sem provisão, Você é precioso aos olhos de Deus. Sobre isto Ele diz: "...Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?..." ( Mateus 6:24-26). A palavra nos deixa claro que mesmo na luta e nos dias difíceis, e “...Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...” (Salmos 23:1-4).

Leia também: <As Bençãos de Deus.>

A verdadeira Prosperidade Cristã

"...Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: Conheço a tua tribulação e a tua pobreza {mas tu és rico}, e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida..." (Apocalipse 2:8-10)

"...Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;..." (Apocalipse 3:14-17).

Decida-se por você mesmo onde esta a verdadeira prosperidade...!

Como anda sua mentalidade sobre prosperidade, talvez você precise parar e refletir por um tempo sobre o que você quer, que tal uma mudança milagrosa em sua vida. Medite sobre as palavras da Bíblia todos os dias e ore pedindo orientação a Deus através do Espírito Santo. Se não bastar associe-se com irmãos ou irmãs em oração, e aprenda absorver as coisas positivas a partir deles. As promessas de Deus sempre estará lá para você; é só chegar e tocá-la, com certeza você é prospero.




teologia online e teologia online gratis
Rede Missionária Cristã: Em busca da excelência espiritual.
Estudos bíblicos, Reflexões bíblicas, filmes gospel, teologia pastoral, bacharel em teologia, teologia on line, teologia gratis online, estudos bíblicos evangélicos... ═❘► Inscreva-se ☜═



Postagem Anterior Próxima Postagem