Concupiscência dos olhos – Os apegos exagerados

Concupiscência do olhos
 
...A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso...” (Lucas 11:34). Ao enchermos nossos olhos com coisas inconvenientes a um cristão, enchemos também o nosso corpo com isto. Mas quando nossos olhos estão focados no Senhor iremos encher o nosso corpo com a Luz de Cristo.

Isto também abrange o que ouvimos, por exemplo quando ligamos o rádio, ou a televisão nos dias de hoje, podemos ver e ouvir todo tipo de lixo, ao ligar você será preenchido rapidamente com imagens e diálogos de adultério, idolatria, assassinato, drogas, álcool, ganância e tudo mais que você possa pensar, infelizmente até mesmo algumas programações dita cristã, falam mais em materialismo, com imagens de carros de luxo, iates, mansões, e opulência financeira; pregam e ensinam erroneamente mais o bem estar neste mundo do que a conquista do mundo vindouro e o Reino de Deus. Pense comigo, será que você estará andando no espírito depois de um tempo perdido de TV e rádio com estas programações mundana.

Vejamos alguns exemplos na Bíblia sobre pecados da concupiscência dos olhos.

"...Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos..." (Gênesis 3:6). Se quisesse poderíamos parar por aqui, porque já vemos que o desejo dos olhos foi uma das razões para a queda do homem. É claro que sabemos que o diabo também desempenhou seu papel neste caso, mentindo, distorcendo e corrompendo a palavra de Deus. Mesmo porque ele também conhece nossas fraquezas, nossa carne, é o desejo dos nossos olhos, ele sabe o que agradará a cada um de nós e vai usar isto contra nós sem nenhum remorso ou piedade. Ele vai usar o que agrada os nossos olhos para nos fazer pecar. Mas vejamos outros exemplos: “...Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista...” (2 Samuel 11:2); Ora, todos nós sabemos quão grande fora o rei Davi na fé e nas coisas de Deus. Ele matou um gigante através da fé em Deus e uma pequena pedra, creio que você já ouviu essa história. Mas aqui vemos um gigante que Davi não conseguiu vencer, a concupiscência dos olhos.
Estas mesmas artimanhas demoníacas são usadas hoje na TV e nas propagandas em geral. Eles mostram uma vida maravilhosa, um paraíso artificial, momentos de lazer e diversão que enchem os olhos do espectador. Eles dizem ao abatido é isso que você quer bebe esta bebida, isto vai te dar assas, vai te relaxar, vai lhe trazer um amor, etc. Todo este material é mostrado aos seus olhos com muitos amigos, artistas e belíssimos(a) modelos. A parte triste é que eles não mostram as coisas ruins, que a bebida acarreta, as ressacas, as doenças, os motoristas embriagados que matam famílias inteiras. Passam uma mensagem falsa dizendo, isto vai preencher o vazio de sua vida. Mas o que você não percebe é que só o torna maior, e faz você desviar seus olhos do foco procurando a próxima coisa que parece ser bom a seus olhos, a pessoa embriagada se entrega ao sexo fácil, perde o medo de aventuras perigosas pondo em risco sua própria vida, e a de seu próximo e assim vai a diante “...um abismo chama outro abismo...” (Salmos 42:7). “...Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem...” (Provérbios 27:20)




A Bíblia afirma que o prazer do pecado é passageiro (Hebreus 11:25), e não vale a pena optar por ele. “...Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo...” (1 João 2:16), exatamente por isto a Bíblia diz: “...Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele...” (1 João 2:15). O que vemos, ou conquistamos no mundo jamais vai preencher o vazio espiritual ou nos fazer mais felizes. Eles vão continuar enchendo o corpo com a escuridão, e assim continuará até permitimos que a luz de Cristo, possa preencher essa sensação de vazio que tem dentro de cada um de nós.
Este mundo está cheio de luxúria carnal. Precisamos manter nosso olhar sobre Cristo e as coisas de cima. “...Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus...” (Colossenses 3:1).

Cristo venceu a concupiscência dos olhos

Satanás o diabo é audacioso, e tentou a Cristo usando desta forte artimanha dos olhos, vejamos o relato “...Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares...” (Mateus 4:8-9), ele tentou Jesus através do pecado da concupiscência dos olhos. Mas Jesus o derrotou com a espada que é a palavra de Deus. O diabo usa diversas iscas para tentar nos fisgar. Precisamos olhar para o passado e ver o risco do anzol, devemos orar e manter a escritura viva em nossa mente, “...Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho...” (Salmos 119:37); “...Não porei coisa torpe diante dos meus olhos;...” (Salmos 101:3);

"...Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno..."  (Mateus 5:29). Naturalmente esta palavra não esta dizendo para você arrancar seu olho. Mas se livrar da tentação. Se você está tendo problemas em olhar para TV, ou para alguma coisa em seu computador, ou qualquer outra coisa que pode arruinar sua vida espiritual, então deve se livrar da tentação.









Postagem Anterior Próxima Postagem