A Perfeita Igreja "Imperfeita" de Cristo...


Quando olhamos ao nosso redor, e vemos o estado aparentemente frustrante e desmoralizado em que passa o cristianismo no mundo de hoje, com todos os seus vários campos e divisões, é bem provável que o cristão hodierno seja tentador a idealizar a igreja primitiva como em um momento de perfeita ordem, paz e harmonia.

Em vez de várias igrejas em uma cidade, havia apenas uma. Em vez de diversas denominações distintas, seminários teológicos, sociedades e comunidades, havia apenas um grupo de discípulos relativamente pequeno e normalmente desprezado pelo povo que se apegou a Cristo e virou o mundo de cabeça para baixo com a mensagem da graça e da salvação.

Mas em uma investigação mais profunda logo poderemos notar que eles também tinham problemas e divisões, o livro de Tiago cai como uma bomba sobre esta, podemos dizer, visão cor-de-rosa da história e dá a imagem real da igreja primitiva. A Epístola de Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento escrito pouco mais de uma década da ascensão de Cristo. Mesmo em uma leitura casual e despretensiosa desta pequena carta notaremos que o autor considera e aborda profundamente o problema em curso do conflito humano e o pecado entre os cristãos. Por quê? Porque nos cristãos devido a nossa natureza humana ainda estamos sujeitos, ao pecado. E o pecado com certeza tende a trazer efeitos devastadores no seio da congregação.

Mas o Espírito Santo, através de carta de Tiago, vem instruir esses crentes da igreja primitiva a se tornarem uma comunidades de paz, graça e amor no poder majestoso de Cristo Jesus.

Os conselhos e mandamentos implícitos na carta de São Tiago, mais precisamente no capitulo 4, e versículos 1 ao 12 são em extensão atribuidos a nós também e possuem em si os mesmos princípios ensinados por Cristo.

╚══❘► Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Tiago4:1-2
Perceba a verdadeira fonte dos conflito pecaminosos. Eles não são causados por uma circunstância de fora. Não é causado por seu irmão ou irmã. É sim proveniente de nosso próprio coração.

╚══❘► Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Tiago 4:2
Qual a causa de brigas e provocações entre vocês? Não é isso, não são as paixões que estão em guerra dentro de vocês? Você deseja e não têm; (ciumes, inveja)

╚══❘► Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4
Muitas vezes não tememos os efeitos graves da associação com o mundo pecaminoso. Em outras palavras, não tome o pecado levemente. Jesus orou ao Pai dizendo: Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. João 17:15-17

╚══❘► Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:2-4
Nesta vida, devemos reconhecer que ter um medo saudável do perigo é umas das marcas de maturidade, não sinônimo de fraqueza.

╚══❘► Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:6-10
Com toda certeza devemos humildemente buscar a graça de Deus para superar o pecado. Nós cristãos precisamos continuamente nos vermos como dependentes e carentes da graça de Deus, e não desperdiçadores das virtude espirituais, devemos buscar enquanto a tempo.

╚══❘► Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10
Ele dá mais graça. Por isso, diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." 10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará; buscando a Deus não iremos perseguir o pecado. Isto e tão óbvio, uma verdade absoluta que nem carece explicação.

Portanto amigo e irmão, a igreja de Cristo sempre foi perfeita em todas as épocas, mas as pessoas que a compõe são pessoas pecadoras e Cristo sabia disso, ele não ora de forma ingênua, ele orou por igreja verdadeiras num mundo real e caído, orou por igrejas imaturas, por igrejas perseguidas que lutariam com o medo..., igrejas que teriam problema com o orgulho, igrejas com membros pecadores... Ou seja, igrejas como as que o apóstolo Paulo fundou e dirigiu, e Pedro, e João... e tiveram que escrever cartas, admoestar, repreender... Igrejas como as que Jesus repreende através de João em Apocalipse 1-3.

Muitos esperam o que nunca foi prometido por Cristo. Muitos esperam o que nunca foi experimentado por nenhuma das igrejas fundadas por Paulo, Pedro, João... A unidade da igreja não será plenamente realizada neste mundo. Portanto, muitos usam esse tema, apenas para disfarçarem sua recusa em viver o evangelho de Cristo

text

Postagem Anterior Próxima Postagem