Pequenas Mudanças Grandes Resultados

reflexão sobre mudança

H
á algo muito interessante sobre a fixação de metas e propósitos na vida que me deixa muito intrigado. Talvez possa ser a perspectiva de fazer algo incrível na próxima, semana, mês ou ano; Metas e propósitos como correr uma maratona, a leitura completa da Bíblia, ou finalmente escrever aquele livro que de tanto pensar já tem ele completo na mente. Ou talvez seja a perspectiva de finalmente chutar os maus hábitos do dia a dia, como levantar-se muito tarde, ou comer coisas que provavelmente vai encurtar a vida em alguns anos. Normalmente gostamos de definir objetivos grandes, que desafia e aguça o desejo da vitória.

Mas, se analisarmos e fizermos uma reflexão sobre mudança, o histórico deste tipo de metas e propósitos no correr dos anos, notaremos algo interessante; É que normalmente as pequenas metas acompanhada de fidelidade são as que produzem os maiores resultados. 

Tomamos como exemplo a maratona: Não respondo por você, mas acho que eu nunca vou correr uma maratona. Eu gostaria, mas eu tenho um problema nas articulações e não tenho o tempo nem disciplina necessária para treinar para uma maratona. Mas, com a ajuda de Deus, e meu esforço eu posso me disciplinar a correr por 20 a 25 minutos algumas vezes por semana.

Outro exemplo: Muitas pessoas têm dificuldade em ler a Bíblia inteira em um ano. Mas eu posso ler porções da Bíblia e orar por 20 a 45 minutos todos os dias antes de sair de casa ou de deitar. Um último exemplo: talvez não tenhamos tempo para passar a trabalhar em um livro ou uma música ou qualquer outro projeto criativo. Mas podemos encontrar 20 a 30 minutos algumas vezes por semana.

Com toda certeza se formos fiéis nestas pequenas metas e propósitos, sem dúvida, teremos resultados maravilhosos a longo prazo. Quanto mais correr, melhor se sentira. Quanto mais consistente e disciplinadamente ler a Bíblia, mais crescerá na caminhada com Deus. Quanto mais trabalhar na escrita, melhor ficara na criatividade.

Vivemos em um mundo corrido, onde normalmente falta tempo para se dedicar às coisas. Mas se formos fieis, para com as pequenas coisas, alcançaremos as grandes. Em Lucas 16:10 , Jesus disse: “…Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito…”

Em Provérbios 13:04 diz: “…A alma do preguiçoso anseia e não recebe nada, enquanto a alma dos diligentes é ricamente suprida…”

As escrituras enfatizam muito o valor da diligência. Deus recompensa a diligência, fidelidade e o trabalho. Nós provavelmente não veremos os resultados imediatamente, mas com o tempo. É como construir uma casa. Quando você coloca os primeiros tijolos, não se parece nada com uma casa. Mas, conforme você lentamente e metodicamente trabalha em direção ao seu objetivo, as coisas começam a tomar a verdadeira forma.

Então permita-me dar algumas sugestões:

Rede Missionária Cristã

1 – Determine uma ou duas pequenas metas e propósitos e siga-os regularmente, isto ira fazer uma grande diferença. Talvez seja algo simples como ler a Bíblia e orar por 15 minutos todos os dias, ou memorizar uma parte da escritura por mês, ou escrever uma canção de adoração, nos próximos três meses, etc.

2 – Comprometa seus objetivos para o Senhor. Ore a Deus sobre eles, pedindo direção e ajuda, faça estas coisas para a glória de Deus, não para seu próprio gozo e desfrute. Peça a Deus a graça de ser diligente, mesmo quando você não sentir alegria.

3 – Se for casado deixe seu cônjuge saber sobre seus objetivos. É útil ter alguém para apoiá-lo e orar com você e talvez até mesmo perseguir os objetivos em conjunto. Caso seja solteiro peça oração a igreja ou a um amigo e irmão mais chegado.

4 – Tente encontrar um horário regular para trabalhar em seus objetivos. Talvez seja a primeira coisa na parte da manhã, ou antes de dormir, talvez seja em seu almoço. Tenha um horário definido.

5 – Sempre dê graças a Deus pelas pequenas vitorias e sucessos.

Trace suas metas e propósitos e seja fiel.

Postagem Anterior Próxima Postagem