Desistindo da Oração - Ore


Qual o sentido em orar se Deus conhece o futuro

Muitas vezes na vida do cristão as lutas do dia a dia, as aflições desta terra desperta no intimo um desanimo ou esfriamento espiritual levando-nos muitas vezes a murmurar e desfalecer na oração.

Reflito aqui sobre uma pessoa que me dizia, Por que eu devo orar? Deus já não está no controle de tudo? Qual a necessidade de orar se Deus já sabe o que vamos pedir? E mesmo quando peço parece que ele não me ouve.

Bem, não sei se você que esta lendo isto agora já passou por isto, espero que não, mas infelizmente eu tenho que lhe confessar que esta luta já me ocorreu no passado, e graças a Deus obtive resposta de porque devemos permanecer em oração, “...Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado...” Habacuque 3:17.

Vejamos porque:

Apesar das aflições você deseja servir a Deus? a oração com toda certeza é uma forma de servirmos a Deus (Lucas 2:36-38). E o mais importante também é que a oração é uma ordenação de Deus que nos diz através de Paulo, “...Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;...” Filipenses 4:6

Devemos também seguir o exemplo de Cristo e a igreja primitiva que estava sempre em constante oração (Marcos 1:35; Atos 1:14; 2:42; 3:1; 4:23-31; 6:4; 13:1-3). Se Jesus o filho de Deus achava importante a oração, creio que também nos seus seguidores devemos achar.

A oração é também um meio para alcançarmos soluções e respostas em diversas situações, tais como:
  • No momento de se tomar uma grande decisão (Lucas 6:12-13)
  • Expulsar certas castas demoníacas (Mateus 17:21)
  • Na busca de missionários para a seara (Lucas 10:2)
  • Forças para vencer as tentação (Mateus 26:41)
  • Fortalecer a outros espiritualmente (Efésios 6:18-19)
Temos a promessa de Deus; Ele nos prometeu que quando pedirmos algo a ele que esteja em harmonia com a sua vontade, Ele nos dará o que pedirmos (I João 5:14-15).

E se não sabemos especificamente qual a vontade de Deus em determinado assunto, a oração é o meio de discerni-la. Se Pedro não tivesse pedido a Jesus para chamá-lo, teria perdido a maravilhosa experiência de andar por sobre a água. Da mesma forma se a mulher síria cuja filha estava influenciada pelo demônio não tivesse orado a Cristo, sua filha não teria sido restabelecida (Marcos 7:26-30). Se o cego de Jericó não tivesse clamado a Cristo veementemente, ele com certeza teria continuado cego (Lucas 18:35-43). Deus disse que muitas vezes não recebemos porque não pedimos (Tiago 4:2). Em um sentido, a oração é como compartilhar o evangelho com as pessoas. Não sabemos quem responderá à mensagem do evangelho até que o preguemos. O mesmo ocorre com a oração: nunca veremos os resultados de uma oração respondida até que oremos.

A falta de oração demonstra uma certa falta de fé e de confiança na Palavra de Deus. Nós oramos para demonstrar nossa fé em Deus, que Ele fará assim como prometeu em Sua Palavra, e que abençoará nossas vidas abundantemente mais do que podemos pedir ou esperar (Efésios 3:20).

Oremos então...

...Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, {mas livra-nos do mal.}...” Lucas 11:2-4
Postagem Anterior Próxima Postagem