O Relacionamento do Jovem Sábio com Deus

O jovem e a sabedoria de Deus | Rede Missionária Cristã

Os Jovens e o caminho para a sabedoria

T
odos nos sabemos que na idade juvenil, vive-se um período da vida composto de muita adrenalina e emoções, onde os jovens estão a desbravar uma nova visão do mundo e das pessoas; sejamos sábios, pois neste período de transição de criança e adolescência para a fase adulta, é cheia de sonhos, desejos e maravilhosas descobertas. O adolescente começa adquirir independência, conquistar e desenvolver características de sua própria personalidade, é chegado então, a época de assumir responsabilidades e sem que perceba o jovem tornou-se um adulto;

Esta é uma fase muito bonita e marcante em nossa vida, todos que assim como eu já passaram por ela, comenta com saudades a sua juventude, mas esta transição não é sempre fácil e imune de problemas, pois há tentações, desejos, escolhas e decisões a serem tomadas, que influenciarão no futuro desta pessoa, e poderá também influenciar na sua eternidade com Cristo, portanto este é o momento de agirmos com sabedoria.

Mas graças a DEUS, jovem, você não foi deixado a deriva neste mar revolto da vida, sem uma bússola e sem direção, pois Jesus Cristo é o caminho e sua palavra a nossa bússola “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza…” (1 Timóteo 4:12)

A vida sábia começa com um relacionamento
correto com Deus – Provérbios 1: 1-7

Nós amamos nossos filhos e queremos que eles sejam pessoas de caráter que fazem o que é certo e justo. Queremos que sejam prudentes em fazer escolhas e em conhecer sobre as coisas desta vida. Nós também queremos que eles usem esta sabedoria. Com este propósito a um livro especifico na bíblia para ajudar todas essas coisas tornar-se realidade na vida dos jovens. Na verdade, o escritor diz que independente da idade ninguém é muito velho para se beneficiar com a leitura deste livro.

O Livro dos Provérbios foi escrito há muito tempo, sob a liderança do Espírito Santo, para oferecer observações sobre como viver uma vida sábia. Considere hoje como um dia de orientação sobre o livro de Provérbios, quando o professor apresentará o propósito e os princípios fundamentais básicos para a sabedoria que Deus oferece. Vamos ler Provérbios 1:1-7.
“Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução…” (Provérbios 1: 1-7).

Analisando os versículos acima notamos que existem três partes fundamentais para a orientação ao caminho da sabedoria. Primeiro, conhecemos o professor: Salomão, filho de Davi, o rei que pediu sabedoria a Deus e foi atendido. Segundo qual o propósito do livro: Isso é nos dado nos versículos dois e três. Onde é revelado que o propósito é dar sabedoria (habilidades práticas para viver) e instrução (ensino e disciplina).

E finalmente, o terceiro e principal fundamento do livro: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (Provérbios 1:7a). Aqui, a palavra “conhecimento” é usado de forma sinônima com “sabedoria”. A sabedoria para viver é encontrada apenas em um relacionamento com Deus. Não há sabedoria além dele. Esta afirmação é a chave para entender o livro dos provérbios. É o que diferencia a instrução de Deus de outra “sabedoria” ou “autoajuda” deste mundo.

Cristo é o nosso caminho para a sabedoria

Então, se a sabedoria pela qual oramos e pedimos a Deus começa com um relacionamento correto com o próprio Deus, como é que iniciamos esse relacionamento? No livro de Colossenses, há um pequeno verso maravilhoso que diz: “…Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência…” (Colossenses 2:2,3).

Ou seja; A nossa relação pessoal com Deus, inicia-se através de Jesus Cristo que pagou a penalidade pelos nossos pecados e abriu o caminho para um novo relacionamento com Deus quando entregamos nossa vida a Cristo. Quando uma pessoa entra nesse relacionamento com Cristo, os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão disponíveis para ele, como bem escreveu Paulo em sua carta aos Colossenses.

O Jovem Sábio e seu Relacionamento com Deus

O Jovem Sábio que confia em DEUS e mantêm-se fiel aos seus mandamentos e ensinos, sem dúvida nenhuma chegara a um destino prospero e vitorioso. Veja o que escreveu Davi sobre este assunto: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos. Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra … O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre…” (Salmos 119:99-101; 111:10)

Infelizmente com a queda e corrupção do ser humano todos nos fomos contaminados com o pecado. No entanto, a verdadeira ruína do jovem em nossos dias está em querer levar a vida sem nenhum tipo de regra, ou por escolher para si mesmo regras equivocadas; com toda certeza a escolha sábia é andar pelas regras bíblicas. Devemos duvidar de nossa própria sabedoria e força, e depender exclusivamente de Deus, Ele nos auxiliará em nossos propósitos. A palavra de Deus é um tesouro, que vale a pena.

Postagem Anterior Próxima Postagem